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5 dicas para melhorar a gestão de moda

A gestão de moda é um dos principais desafios para as empresas do setor. Este é um mercado bastante volátil, já que sofre influência de diversos fatores, como por exemplo mudanças sociais e de comportamento do consumo da população. 

 

Com bastante competitividade na indústria da moda, também existe uma necessidade de acompanhar diferentes nichos e segmentos. Para se destacar e alcançar o sucesso é necessário combinar habilidades criativas com a gestão de moda. 

 

Ou seja, nenhum negócio sobrevive sozinho, apenas com boas ideias e mentes criativas. É necessário criar planos e ações que contribuam para o crescimento da empresa e aumente sua visibilidade no mercado. Sem uma boa gestão, os empreendimentos podem chegar até mesmo à falência. 

 

Por isso, administração e gerenciamento é tão importante. Para ajudar você, separamos algumas dicas que podem contribuir para melhorar a gestão de moda da sua empresa. Confira! 

 

5 dicas para melhorar a gestão de moda 

 

1 - Novas tecnologias - A primeira dica para melhorar a gestão de moda é investir em novas tecnologias. A modernização dos processos é fundamental para alcançar o sucesso das suas coleções de moda. Isso vale tanto para as etapas de planejamento, design, execução e entrega do produto final. Portanto, é muito importante contar com ferramentas modernas, que possam colaborar para diminuir erros e melhorar a produtividade e eficiência. 

 

O LinkFashion, por exemplo, é um software PLM que contribui em todas esses momentos das empresas de moda. Especificamente sobre a gestão, ele possui painéis e dashboards intuitivos, que apresentam uma visualização clara das informações relevantes.  

 

Desse modo, os usuários têm acesso rápido aos dados essenciais, facilitando o acompanhamento do progresso e a tomada de decisões em tempo real para contribuir com a coleção. 

 

Além disso, permite a gestão ágil e eficiente, garantindo que as coleções sejam desenvolvidas de forma fluida e adaptável, dentro do prazo e do orçamento definido. 

 

2 - Código de barras - Uma dica interessante para melhora a gestão de moda é fazer a organização eficiente dos produtos. Nesse sentido, o uso de código de barras pode colaborar muito para melhorar o fluxo de produtos. 

 

Com a codificação da mercadoria, os colaboradores podem gerenciar melhor o estoque e operar suas atividades de venda com maior praticidade e segurança. Com toda a certeza é uma tecnologia fundamental para qualquer tipo de empreendimento de moda. 

 

3 - Controle financeiro - Como destacamos anteriormente, sem uma boa gestão de moda muitos empreendimentos podem chegar à falência. Esse problema passa também por garantir uma situação financeira saudável para a empresa. 

 

Muitas vezes os gestores investem pesado no desenvolvimento de coleções de moda e na sua cadeia de produção, mas executam isto sem um planejamento financeiro. Assim, podem gerar resultados negativos para o sucesso da empresa, desestabilizando a gestão financeira. 

 

A principal dica aqui é compreender os aspectos como fluxo de caixa, custos de produção e processos de financiamento.  

 

Ou seja, você deve saber exatamente quais serão as despesas no mês e também fazer uma projeção real do faturamento. Todas as informações de valores são importantes para avaliar as melhores tomadas de decisão, por isso o planejamento é fundamental. 

 

4 - Comunicação e logística - A gestão de moda também passa pela boa comunicação entre todos os funcionários e setores.  

 

Seja ela por meio escrito, verbal, visual ou sensorial, deve-se fazer de maneira concisa e efetiva, para melhorar os processos de rotina da indústria da moda.  

Por isso, é muito importante e necessário identificar e resolver os desafios e barreiras que comprometem a comunicação organizacional. 

 

A partir de uma boa comunicação entre setores e departamentos, você pode integrar de forma eficiente as equipes. Tudo isso reflete na busca por melhores resultados das coleções de moda e para alcançar o sucesso do seu negócio. 

5 - Profissionais qualificados - Por último, vamos dar destaque a importância da qualificação profissional. Para uma boa gestão de moda é muito importante contar com uma boa equipe de vendedores, que representarão sua marca.  

 

Eles devem ter conhecimento e experiência na de serviços e de atendimento ao cliente, o que facilita para aumentar o faturamento da empresa. 

 

Nesse sentido, é importante contratar pessoas com qualificação na área ou então investir em treinamentos e estudos. Se eles estão pouco familiarizados com os produtos da sua coleção de moda, você pode capacitá-los para atender melhor às necessidades da empresa. 

 

Desse modo, sempre pense em garantir treinamentos antes dos lançamentos de novas coleções.  

 

Também é fundamental criar metas de vendas reais e alcançáveis, investir em estratégias de motivação e engajamento dos colaboradores, dentre outras práticas relevantes.  

 

Assim, você consegue tornar o ambiente mais produtivo e melhorar o ambiente entre os colaboradores, impulsionando o trabalho e as vendas.