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Como a Inteligência Artificial está influenciando as criações e a indústria da moda

A Inteligência Artificial (IA) está sendo cada vez mais aprimorada e utilizada por diversos setores. Desse modo, não poderia ser diferente com as criações e a indústria da moda, que vêm apostando em inovações tecnológicas para melhorar a produtividade e também buscar novos meios de inspiração criativa

  

Por isso, ao integrar a Inteligência Artificial no setor, a indústria da moda apresenta um potencial grandioso para revolucionar em diversos aspectos, desde o design até a produção.  

 

Também é possível utilizar essas ferramentas para trabalhar no sentido de um futuro mais eficiente e sustentável para o mundo da moda. 

  

Saiba mais sobre como Inteligência Artificial está influenciando as criações e a indústria da moda. 

Como a IA pode colaborar na indústria da moda 

Em geral, o processo de elaboração do design da indústria da moda é marcado por ser um empreendimento trabalhoso e demorado. Desde o início do setor, os designers e estilistas realizavam os esboços das criações, elaborando padrões e produzindo amostras antes de finalizar um projeto.  

 

Nesse sentido, a IA tem um grande potencial para acelerar esse processo de maneira significativa, com a automatização de certos aspectos do design. 

  

Assim, essa tecnologia pode ser aplicada para a análise de grandes quantidades de dados, como tendências da moda, preferências do consumidor e até postagens de mídia social, para gerar novas ideias de design.  

 

Além disso, essas ferramentas também podem criar renderizações digitais de projetos, permitindo que os designers visualizem suas criações com mais facilidade e façam os ajustes necessários. 

 

Na produção, elas podem agilizar o processo, garantindo que as roupas sejam produzidas no tamanho e ajuste corretos.  

 

Os softwares de IA podem, por exemplo, prever como uma peça de roupa se ajustará a um tipo de corpo específico, eliminando a necessidade de várias amostras e reduzindo o desperdício.  

 

Também é possível contar com o uso de robótica e automação, tornando tarefas de costura e corte de tecidos mais rápidas e com redução de erros. 

Além disso, ao fazer a análise de dados de várias fontes, a Inteligência Artificial pode ser usada para melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos na indústria da moda.  

 

Ela é capaz de prever a demanda por seus produtos, permitindo que otimizem seus níveis de estoque e reduzam o desperdício. Ou seja, torna a cadeia de suprimentos mais sustentável e eficiente, beneficiando o meio ambiente e os resultados financeiros. 

Como destacado anteriormente, a principal colaboração da Inteligência Artificial é a aceleração ou aprimoramento de tarefas. Ainda existe muito preconceito e receio sobre o uso dessas ferramentas e de como elas poderiam acabar com profissões artísticas ou criativas. 

 

No entanto, existem outros comparativos que podemos buscar para evidenciar que essa substituição não deve ocorrer. Por exemplo, usar as máquinas fotográficas e editores de imagem não substituíram pinturas ou obras artísticas.  

 

Temos também o caso da Vogue Brasil, que fez neste ano de 2023 algumas capas desenvolvidas pela IA generativa. O objetivo da revista foi discutir criatividade e a Inteligência Artificial na indústria da moda. 

 

O processo contou com fotógrafos e artistas, que puderam colocar sua identidade em uma dinâmica diferente do convencional, com vários profissionais. No entanto, é sempre preciso ter cuidado ao utilizar este tipo de IA, já que algumas vezes os resultados podem ser frios e ultrarrealistas, removendo a essência do projeto. 

 

Para os processos acelerados por Inteligência Artificial, existe uma série de atividades que essas ferramentas podem colaborar na indústria da moda. Dentre as principais, podemos destacar a conversão de moodboards, sketches e descrições altamente detalhados, com a utilização de modelos 3D de roupas e acessórios, por exemplo. 

 

Além disso, essas ferramentas podem contribuir para o enriquecimento da ideia de produtos na colaboração de variantes de uma mesma ideia ou produto. Nesse sentido, faria a utilização de dados sistematizados, como linhas de produtos anteriores, imagens inspiradoras e estilos. 

 

Por último, um bom exemplo é a personalização dos produtos para consumidores conforme características individuais, porém em ampla escala. Cada vez mais se percebe a necessidade de conteúdos e produtos que atinjam de forma única cada cliente, por isso a importância desse uso para a ferramenta. 

 

Link Fashion utiliza ferramentas de IA para ajudar na criação a partir dos moodboards 

 

Um dos usos mais eficazes e produtivos da Inteligência Artificial na indústria da moda é a criação a partir dos moodboards. Resumidamente, este termo se atribui a uma coletânea de referências visuais, auditivas, textuais e até mesmo sensoriais. 

  

Elas podem ser utilizadas para dar visibilidade a uma ideia ou um pensamento, de maneira mais prática e eficiente. 

 

Ainda é possível fazer a organização de forma digital ou até mesmo física, dependendo do gosto pessoal de cada um. Ou seja, é possível utilizar tanto programas de computador ou arquivos de imagem, como colagens em quadros, por exemplo. 

  

A importância dos moodboards se dão quando eles colaboram para criar uma atmosfera que faz o público perceber do que aquele produto, ação ou projeto se trata.  

 

Ou seja, com esse planejamento, é possível dar resultado às criações, fazendo com que o projeto saia exatamente como a estilista pensou. Também é possível aplicar em projetos específicos, quando existe um cliente ou uma marca interessada, envolvendo-os no processo criativo. 

  

Pensando em melhorar a inspiração das estilistas durante o processo de criação das coleções, a LinkFashion investiu em ferramentas de Inteligência Artificial, aprimorando ainda mais essa etapa.  

 

Nosso painel destacado dessa categoria apresenta uma ferramenta essencial para explorar tendências, criar moodboards e estimular ideias únicas. Com o auxílio de nossa I.A., é possível desenvolver coleções cativantes e alinhadas com as tendências de mercado. É possível criar um universo de tendências e possibilidades. 

  

A LinkFashion foi criada especialmente para atender às necessidades da indústria de confecção. Assim, permite uma gestão eficiente, facilitando a colaboração entre as equipes na criação de produtos.  

 

Essa ferramenta é indispensável para empresas de moda que desejam aprimorar sua eficiência, criatividade e competitividade no mercado, garantindo o sucesso de suas coleções. Acesse o nosso site e descubra uma solução inteligente para gestão do ciclo de vida de produtos da moda.