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Como prevenir atrasos na criação das suas coleções.
Lançar uma coleção de moda exige muito trabalho e comprometimento. Para prevenir atrasos e garantir o cumprimento do cronograma é preciso fazer um bom planejamento de todas as etapas da criação.
Desde o processo criativo, até controle, produção, lançamento ou comercialização, são muitos pormenores que precisam ser organizados.
O ideal, nesse sentido, é estabelecer um cronograma de lançamento de coleções de moda, seguindo à risca os prazos estabelecidos. Assim é possível otimizar as ações e garantir resultados.
O cronograma tem como objetivo justamente documentar e descrever todas as tarefas a serem cumpridas dentro dos projetos de coleções.
Com esse planejamento, que é feito delimitando o início e fim de cada atividade e especificando todas as áreas envolvidas, pode-se ter um melhor resultado final. Ele também serve para estimar o tempo das atividades para prevenir atrasos e mostrar o desempenho da equipe por meio do controle das tarefas.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que também vão ajudar a prevenir atrasos na criação das suas coleções. Confira!
5 dicas para prevenir atrasos na criação das suas coleções
Tecnologia aliada na produção da nova coleção - Primeiramente vamos abordar uma das melhores maneiras de prevenir atrasos nas coleções. A tecnologia avançou muito em relação aos últimos anos e, por isso, está sendo cada vez mais aplicada em todos os setores.
Desse modo, as coleções de moda não poderiam ficar distantes do uso dessas novas ferramentas. Desde o início do processo de criação, até a entrega do produto final, a tecnologia pode auxiliar na produtividade e no cumprimento de prazos.
Assim, as ferramentas tecnológicas para o lançamento de coleções de moda podem contribuir para o sucesso das marcas e empresas. Você pode usar recursos online para realizar pesquisas e buscar inspirações ou então escolher um software para colaborar no desenvolvimento do seu negócio.
Por exemplo, o LinkFashion, que é uma solução inteligente para gestão do ciclo de vida de produtos da moda. Com esse software você pode utilizar diversos recursos para prevenir atrasos na sua criação e implementar ainda mais qualidade em seus projetos.
Ele possui ferramentas que vão colaborar desde a criação e organização das coleções, até a elaboração da ficha técnica dos produtos e o controle das tarefas por etapa. Desse modo, com o LinkFashion é possível garantir o controle de qualidade do produto e a entrega dentro dos prazos estimados.
2 - Mapa da Coleção - A nossa segunda dica para prevenir atrasos da coleção de moda é o planejamento. Ele é fundamental para a otimização do processo de produção. Ele é importante pois vai ser utilizado para manter cada item necessário para se criar uma coleção listado de forma organizada por ordem cronológica.
Desse modo, com um pré-planejamento a criação da coleção se torna muito mais ágil e eficaz. Além disso, nesse planejamento do Mapa da Coleção é possível estruturar outras questões importantes, como características da coleção, estruturas da coleção e execução são os itens primordiais do mapa.
Na realidade, o Mapa da Coleção oferece uma visão ampla de tudo o que deve ser feito e, desse modo, é possível criar uma estimativa correta do tempo de execução. Também é possível inserir outros elementos, desde que respeitem a proposta do projeto de coleção de moda.
3 - Fornecedores e parceiros comprometidos - Para prevenir atrasos na criação da coleção também é fundamental contar com fornecedores e parceiros responsáveis.
Esse trabalho deve ser feito por pessoas que ofereçam qualidade, profissionalismo e comprometimento. Assim é possível garantir o cumprimento de prazos e também fazer com que eles atendam às suas expectativas e exigências.
Parceiros e fornecedores de confiança ainda colaboram na resolução de problemas de última hora ou surpresas que podem acontecer durante o processo da criação da coleção de moda. Outro ponto fundamental é o financeiro, já que é importante contar com um time disposto a negociar valores de forma direta e justa.
Uma dica importante para conseguir contratos com empresas ou pessoas é verificar a reputação antes de finalizar as parcerias. Faça uma pesquisa para descobrir se a entrega é satisfatória e peça um portfólio de clientes para analisar.
Além disso, não perca muito tempo com fornecedores que não demonstrem interesse suficiente, pois provavelmente eles não vão oferecer um trabalho de qualidade.
4 - Delegar tarefas - Para prevenir atrasos é muito importante aprender a delegar tarefas. Por isso, você deve contar com colaboradores qualificados e de confiança. Assim, ao organizar as tarefas, você pode ficar mais tranquila para deixar a sua coleção em boas mãos para as etapas posteriores.
Além disso, tenha certeza de que as tarefas estão de acordo com as habilidades e competências de cada um. Desse modo, a estilista responsável pela coleção pode focar em outros pontos importantes para a coleção.
No entanto, deve-se verificar a execução dos processos para disponibilizar alguma orientação a mais que seja necessária.
Novas metodologias e estratégias sustentáveis - Existem diversas formas de implementar novas metodologias de trabalho para otimizar a produção. Você pode pesquisar e escolher aquela que se encaixa melhor com o perfil da sua empresa e avaliar o avanço na otimização do tempo.
Uma estratégia sustentável além de prevenir atrasos, também colabora na economia de recursos. A indústria têxtil adotou formas novas de trabalhar, que oferecem maior possibilidade de agilização e cumprimento dos prazos de entrega.
Temos dois exemplos principais nesse sentido. O primeiro é conhecido como "Just In Time", que foi inspirado na empresa Toyota e tem como objetivo adequar o volume produzido à demanda de pedidos. Desse modo, os recursos são apenas selecionados de acordo com a procura, sem exceder o estoque ou a mão de obra.
Também existe o "conceito lean", que visa identificar e reduzir qualquer desperdício que possa ocorrer desde o início da criação. Além disso, existe a “metodologia enxuta”, que utiliza apenas recursos muito necessários para a execução de cada etapa de produção.