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De onde tirar inspirações para o processo criativo?

O processo criativo é uma das principais etapas da construção de coleções de moda. Nesse sentido, construir o conceito para peças de vestuário do zero, apenas com algumas indicações do cliente, pode ser desafiador. 

  

Desse modo, o processo criativo no design de moda precisa ser bem elaborado e trabalhado pelas estilistas. Assim existem diversas técnicas e preparos que podem colaborar para ativar a criatividade e criar coleções inovadoras

  

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como colaborar com o processo criativo de cada estilistas, afinal, cada pessoa vai encontrar técnicas que funcionam melhor individualmente. 

 

O que é o processo criativo para o design de moda? 

 

Em primeiro lugar, é necessário entender como funciona o processo criativo. Na realidade, ele não está limitado ao mundo da moda, podendo ser adaptado em diversos setores para estruturar ideias de projetos. 

 

Além disso, vale destacar que o processo criativo precisa ser organizado em etapas para que ele funcione de forma mais adequada. Tanto para fomentar a criatividade de cada estilista, quanto para buscar inspirações em equipe, essa organização torna o método muito mais efetivo. 

 

Assim, seja individualmente ou coletivamente, devem ser levantadas opiniões, ideias e solução durante o seu desenvolvimento. Também é importante destacar que nesse momento não existe certo ou errado, pois todas as ideias são válidas. 

 

Nesse sentido, como não será batido o "martelo final" da coleção de moda, quanto mais inovações e conceitos forem destacados, melhor. Ainda devem ser anotados e sistematizados para facilitar o acesso, conforme a avaliação coletiva e o foco nas necessidades da nova coleção

 

O processo criativo específico para design de moda trabalha com inspirações através de modelos, cores, estampas, tendências, tecidos, por exemplo. Também podem ser usados mais tópicos sobre o que for ser usado na hora de definir como criar roupas. 

 

No entanto, existem dois pontos principais que ditam esse processo. Um deles é o briefing, que é o ponto de partida. Essa é a definição do que será feito, quais os problemas de design a serem resolvidos e, por fim, a solução. 

 

Esse momento deve ser aplicado desde a definição de uma coleção de moda que será criada, até mesmo para o desenvolvimento de peças que atendam a um novo público. A tarefa é mais simples e concisa, que servirá como base e guia a partir das informações coletadas e levantadas para as próximas ações. 

 

Após isso, deve ser realizada a etapa de pesquisa para o processo criativo. Assim, deve-se procurar por informações e indicações que podem te ajudar a ter um bom direcionamento inicial para a coleção. A geração de ideias vem por último, para colocar em prática tudo aquilo que foi encontrado e sistematizar da melhor maneira possível, para finalmente finalizar o projeto. 

 

A delimitação de cores, materiais, moodboard, croquis e desenho técnico são fundamentais na hora da criação. Mas de onde tirar inspiração na hora de produzir as peças? Separamos algumas dicas para melhorar 

 

4 dicas para buscar inspirações durante a criação 

 

1- Referências de marcas e estilistas nas redes sociais - Em primeiro lugar, vamos dar uma dica que parece óbvia, mas muitas pessoas não se dão conta. Como as redes sociais conseguem conectar você com qualquer pessoa do mundo, é possível utilizá-las para encontrar marcas e estilistas de qualquer país. 

  

Desse modo, o Instagram é um auxiliar fantástico. A rede social focada em fotos pode ser uma grande fonte de inspirações, com diversas coleções de marcas e estilistas famosas. Além disso, existem diversas estilistas, artistas e até mesmo marcas e empresas desconhecidas e independentes para se relacionar e inspirar. 

  

Nesse sentido, também vale destacar a importância de estar atento às referências e tendências da moda também através das redes sociais. Você pode treinar o seu olhar e o algoritmo tanto para identificar novas o que está em alta, quanto para indicar conteúdos de acordo com seus interesses e coleções. 

  

2- O Pinterest possui diversas inspirações 

  

O Pinterest também é outra rede social perfeita para buscar referências para o seu processo criativo. Não é tão popular do público, mas é possível acompanhar perfis de vestuários, pessoas e marcas. Existem temas abordados como cores, comportamentos de compra do seu público-alvo e até desenhistas e cartunistas, por exemplo. 

  

Possivelmente é uma das redes com maior quantidade de referências e inspirações atualmente. Também possui foco em imagens e é amplamente utilizada para estampar e divulgar tendências do mundo da moda. 

  

3 - Gêneros e expressões artísticas diferentes - É muito importante para o processo criativo ter uma base grande de conhecimento sobre moda e expressões artísticas. Além disso, para aguçar ainda mais a criatividade, é interessante consumir diferentes mídias e também que sejam de gêneros diferentes do que você está acostumado. 

  

Desse modo, é possível ampliar ainda mais o leque de conhecimento e inspirações para as coleções de moda. Sejam documentários, filmes e séries de moda, até livros e revistas sobre a temática. Mas para além disso, é necessário expandir os horizontes. Ao observar filmes que não foquem diretamente em moda, mas com um olhar crítico, também é possível buscar inspirações. 

  

4- Eventos e desfiles - Concluindo as dicas sobre o processo criativo, participar de eventos e desfiles de moda é fundamental para ter as melhores inspirações. As tendências serão apresentadas nesses locais, por grandes marcas, que vão idealizar o futuro da moda. 

  

Além disso, essas atividades também trabalham bastante sobre como o público-alvo se relacionará com os lançamentos, citando moda sustentável e consumo consciente como exemplo. 

 

LinkFashion é uma solução inovadora para buscar inspirações para sua coleção de moda 

 

O LinkFashion é uma solução inteligente desenvolvida para gestão do ciclo de vida de produtos da moda. Ele foi projetado para atender às necessidades da indústria de confecção, permitindo uma gestão eficiente, facilitando a colaboração entre as equipes na criação de produtos. 

  

Além disso, também é possível utilizar a plataforma para organizar as inspirações para fazer as melhores escolhas. Assim, colaboramos com o seu processo criativo de forma específica para a necessidade de cada estilista e empresa. 

  

Pensando nisso, o LinkFashion oferece um moodboard para organizar todas as suas inspirações. Nosso painel de inspiração é uma ferramenta essencial para explorar tendências, criar moodboards e estimular ideias únicas. Com o auxílio de nossa I.A., é possível desenvolver coleções cativantes e alinhadas com as tendências de mercado. Desse modo, você pode criar um universo de tendências e possibilidades. 

  

Para o seu processo criativo, o painel inspiração do LinkFashion ainda conta com funcionalidades imprescindíveis, como importação de imagens e fotos inspiradoras, I.A. para paleta de cores, Pantone; compartilhamento entre marcas e coleções, tags de estilo e muito mais. 

  

Ainda podemos destacar como ponto positivo a colaboração, que é essência da plataforma. Com recursos de compartilhamento de informações e trabalho em equipe, os usuários podem colaborar de forma integrada, impulsionando a criatividade, a produtividade e a qualidade do trabalho