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Sustentabilidade na Indústria da Moda
A sustentabilidade na indústria da moda é um tema que está cada vez mais na pauta atual. Com o passar dos anos, a sociedade e diversos setores da indústria começaram a olhar com mais cuidado para as estratégias de preservação ambiental.
Desse modo, algo que era antes visto como um bônus, passou a ser exigência do mercado. Assim, marcas e consumidores estão buscando constantemente alternativas mais ecológicas e éticas na produção e consumo de roupas.
Podemos citar, por exemplo, a adoção de materiais orgânicos, reciclados e de fontes renováveis. Tudo isso tem como objetivo reduzir a pegada de carbono da indústria, um dos principais fatores prejudiciais para o planeta Terra.
Além disso, as marcas que investem em sustentabilidade na indústria da moda possuem produtos duráveis e atemporais. Com isso, ganham cada vez mais reconhecimento e destaque, por promover o consumo e produção mais consciente e responsável.
Ou seja, a indústria da moda está passando por uma transformação significativa em direção a práticas mais éticas e ecologicamente corretas.
Saiba mais sobre a sustentabilidade na moda e como essa revolução está impactando diretamente o setor.
Sustentabilidade na Indústria da Moda: o que é moda sustentável e qual sua importância?
Resumidamente, a moda sustentável é um termo utilizado para este setor da indústria, quando utiliza uma abordagem que considera os seus impactos ambientais, sociais e econômicos na produção. Isso leva em conta a confecção de roupas, acessórios e calçados, bem como o consumo consciente e o seu fomento.
É muito relevante para o meio ambiente, pois tem como objetivo reduzir ao máximo o desperdício e a poluição. Além disso, também visa promover práticas éticas na indústria da moda.
Outro direcionamento é para os clientes, já que a moda sustentável defende que as roupas e acessórios sejam mais duráveis e atemporais, e ainda encorajam as pessoas a evitar o consumo excessivo de roupas descartáveis.
Existem diversas práticas relacionadas a isso, que valorizam a qualidade, a durabilidade e a beleza atemporal das roupas. Uma das práticas incentivadas para o público é a preferência por materiais reciclados ou orgânicos.
Além disso, para a indústria da moda, sugere a escolha de processos de fabricação mais eficientes em termos de energia e água.
E também a adoção de práticas justas de comércio justo para trabalhadores da indústria da moda.
Nesse sentido, a sustentabilidade na indústria da moda depende do conjunto de pessoas, comunidades e ambientes envolvidos no processo. Todos devem estar em sintonia para a preservação ambiental.
Os principais desafios ambientais e sociais enfrentados pela indústria da moda
Existem diversos desafios ambientais enfrentados pela indústria da moda. Separamos os principais, confira!
Resíduos têxteis - Um dos principais desafios para a sustentabilidade na indústria da moda é a quantidade enorme de materiais residuais. A indústria gera toneladas de resíduos têxteis mensalmente. Isso é culpa de uma cultura de produção excessiva de roupas e rápido descarte, promovido pela obsolescência da moda.
No Brasil, conforme a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), São mais de 4 milhões de toneladas descartados por ano, entre roupas velhas, retalhos e peças de couro.
Todos estes materiais levam décadas out até mesmo séculos para se decompor. Muitas vezes são incinerados, gerando emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente.
Recursos hídricos - O setor da moda é um dos principais responsáveis pela utilização de recursos hídricos. São produzidos anualmente 93 bilhões de metros cúbicos de água na confecção de roupas e tecidos.
Esse uso excessivo contribui para a escassez de água em regiões onde ela já é limitada, principalmente em países em desenvolvimento. O uso de produtos químicos também pode contaminar as fontes de água, prejudicando a qualidade da água e a vida aquática.
Por isso, é importante desenvolver estratégias para reduzir ao máximo o uso deste bem de acesso universal.
Exploração de mão de obra barata - Por último, um aspecto mais ético sobre o trabalho da indústria da moda. A sustentabilidade também tem envolvimento com as relações de trabalho. Ou seja, a contratação de pessoas com salários extremamente baixos e com direitos trabalhistas limitados para a produção de roupas é um dos desafios do setor.
Em geral, esses trabalhadores estão em condições precárias, com longas horas de trabalho e baixos salários. Ainda têm falta de segurança e exposição a produtos químicos perigosos. Em alguns casos, esses trabalhadores também são submetidos a formas de trabalho forçado, como trabalho infantil e trabalho escravo.
No ano de 2018 foi realizada uma pesquisa pela Global Slavery Index, que apontou o setor como o segundo maior em exploração de pessoas. Por isso, a sustentabilidade na indústria da moda também tem relação ética e com o mundo do trabalho. É necessário enfrentar esse desafio para quebrar a perpetuação do ciclo de pobreza e desigualdade.
Como o consumidor pode contribuir para a moda sustentável?
O público consumidor pode seguir algumas orientações, que tem o objetivo de facilitar no caminho da moda sustentável. Em primeiro lugar, deve-se fazer uma análise crítica do próprio guarda-roupa, conferindo quais roupas são usadas, quais não são, quais são semelhantes e quais definem a personalidade da pessoa.
Assim, é possível reciclar, doar ou até mesmo vender as peças sobressalentes. A própria reorganização da ordem das roupas já facilita nesse processo. Além disso, você pode aplicar a reciclagem em peças que estão desgastadas, transformando-as.
Conhecer a composição pelas etiquetas e conferir qual foi o impacto ambiental daquela roupa antes de comprar também é fundamental. Desse modo, você pode evitar a compra de produtos que foram confirmadamente mais graves para o meio ambiente em seu processo de confecção.
Nesse sentido, optar por marcas locais também pode ser bastante favorável. Além da produção ser mais responsável ambientalmente, evita custos com transporte.
Se todas as pessoas iniciarem esses pequenos processos, as empresas que ainda estão reticentes em aderir a moda sustentável podem olhar com mais carinho para esse tipo de produção de roupas. A mudança começa em cada um de nós.
Dicas de projetos de moda e sustentabilidade no Brasil e no exterior
Se você está interessado em se destacar no mercado e avançar nas pautas sustentáveis na indústria da moda, deve estar procurando por referências não é mesmo? Existem diversas marcas e projetos sustentáveis, tanto no Brasil, quanto no exterior, que já praticam esse tipo de moda.
Conheça alguns exemplos que estão transformando o cenário para um consumo e produção mais consciente e ecológico de roupas.
Aplicativo Roupa Livre - Esse é um projeto brasileiro próprio para pessoas que quere contribuir com a sustentabilidade na indústria da moda. Nele você pode encontrar roupas de outros usuários que estão se "desapegando" e reaproveitar peças desse modo.
Blimo - Resumidamente é um guarda-roupas compartilhado. Funciona como se fosse uma Netflix de roupas, ou seja, você paga por uma assinatura e pode consumir tudo o que foi garimpado pela empresa. Um exemplo são roupas de maternidade, que você logo não terá mais uso.
Re-Roupa - Este projeto tem como objetivo a confecção de peças novas a partir de peças com pequenos defeitos, retalhos, fins de rolos de tecido, entre outros itens. Ou seja, foca na reciclagem e reaproveitamento de materiais de descarte.
Possui parcerias com marcas consagradas, como Farm e Levi’s. Além disso, oferece oficinas para transformar resíduos em roupas.
Earth Polo da Polo Ralph Lauren - Conhecida mundialmente, a marca Polo Ralph Lauren também está mudando seu pensamento para a produção de roupas com menos impactos no meio ambiente.
Ela lançou a Earth Polo, feita de garrafas de água recicladas e com o uso de corantes que não necessitam de água na aplicação.
Apenas um modelo de camisa deve representar uma economia de 170 milhões de garrafas plásticas em aterros até 2025 de acordo com a própria marca. Tudo isso demonstra uma perspectiva de melhorias para o setor e adoção de outras marcas famosas.
Global Fashion Agenda - Este é o principal fórum para colaboração em sustentabilidade na indústria da moda. Pensando em uma transformação sustentável no mundo da moda, foi criado este projeto, que tem como parceiros estratégicos as marcas H&M Group, Kering e Nike, por exemplo.
Water<Less collection da Levi's - Outra grande marca que tem se transformado na indústria da moda é a Levi’s. Ela lançou a coleção Water<Less collection, que tem como objetivo reduzir o uso da água na produção. Assim, ela trabalha em processos para remover a água sempre que possível de seus acabemos e compartilha compromissos de sustentabilidade.